Manter a segurança do veículo é fundamental, mas exige cuidados constantes e a manutenção preventiva é a melhor maneira de garantir o bom funcionamento de cada componente. Ao estabelecer alguns cuidados com o carro, que podem acontecer em casa mesmo, você garante que a sua vida útil seja mantida, evitando dores de cabeça desnecessárias.
Os freios estão entre os itens mais importantes do veículo e, desta maneira, devem ser verificados mensalmente. Para isso, atente-se ao fluído de freio, ao pedal responsável pelo seu funcionamento, se há vazamentos na parte hidráulica e se há desgaste nas pastilhas e discos. Caso observe alguma dessas situações, não deixe de levar o seu veículo a um mecânico de confiança.
Responsável pelo armazenamento da energia utilizada no funcionamento de todo o sistema elétrico e eletrônico do carro, a bateria deve ser verificada constantemente. Para isso, analise a limpeza dos cabos conectados, se eles estão bem fixados aos pólos da bateria e como estão as condições de funcionamento do sistema de carga e partida.
Presentes em vários locais, as correias dentadas são responsáveis por manter o sincronismo entre a árvore de manivelas e o eixo do comando de válvulas. Sua substituição ocorre em média a cada 50.000 quilômetros, mas também é preciso procurar por diminuições nas espessuras e o surgimento de rachaduras. Do contrário, sua quebra poderá provocar a trava do motor, comprometendo todos os componentes.
Responsáveis pela aderência correta do veículo ao solo, os pneus estão diretamente relacionados à segurança do veículo. Neste item, o mais importante é se atentar ao desgaste. Quando este apresenta-se irregular, pode indicar a necessidade de alinhamento e balanceamento em um local especializado.
+ Leia também:
- 10 dicas para cuidar do carro
- 10 itens que podem ser revisados pelo motorista
O óleo do motor tem a função de lubrificar as partes móveis e precisa ser verificado periodicamente, com o auxílio da vareta de óleo. Como já explicamos neste post, a revisão deve ser feita com o motor frio, em uma superfície plana. Caso o nível esteja abaixo, é preciso procurar por um centro automotivo, já que o veículo pode apresentar vazamentos.
Também é importante fazer a substituição do óleo de acordo com os prazo estabelecidos pela montadora. Com isso o consumo de combustível será adequado e a emissão de poluentes do veículo será controlada. Caso a troca não seja feita, podem ocorrer falhas no sistema de lubrificação, além de avarias internas no motor.
O radiador é o responsável pela refrigeração motora do veículo. Desta maneira, o nível de água do seu reservatório deve ser verificado mensalmente e as medidas respeitadas de acordo com os limites mínimo e máximo. Se o funcionamento deste item não estiver adequado, o motor poderá aumentar o consumo de combustível e, na pior das hipóteses, comprometer alguns elementos importantes, como é o caso da junta de cabeçote.
A pintura não está relacionada a segurança, mas é fundamental mantê-la sempre em bom estado, para que não prejudique uma possível venda. Desta maneira, procure incluir a cera na lavagem mensal, já que esta dispõe de elementos que protegem a pintura contra o sol, a chuva e o pó.
Com alguns cuidados com o carro, realizados a cada mês, o seu veículo pode durar muito mais tempo e ainda ser revendido por um valor mais justo no futuro, caso haja esta necessidade. E você, já segue algumas dessas dicas para cuidar do seu possante?