Zelar pelo carro é conhecê-lo e ficar atento às possíveis anomalias e ruídos. Por exemplo, um componente vital para qualquer veículo é o motor, ele é o coração da máquina. Portanto, exige atenção e cuidados especiais.
Por isso, neste post, separamos 4 sintomas de defeitos que podem ocorrer no motor de veículo e que devem ser tratados com atenção. Confira a seguir:
Este é um dos indicadores mais sérios que seu carro pode apresentar. Quando a luz de óleo acender no painel, o motorista deve parar o veículo imediatamente! Rodar com o carro com baixo nível de óleo ou sem óleo no sistema pode danificar seriamente o motor e até mesmo fundi-lo.
Quando a luz estiver acesa, ao estacionar o veículo, espere de 5 a 10 minutos e retire a vareta de óleo do motor. Se o nível realmente estiver abaixo do mínimo indicado, não continue rodando com o carro, acione um guincho e leve-o para uma oficina de confiança.
Dentre os motivos que fazem com que a luz de óleo acenda no painel do carro estão a falta da troca de óleo ou vazamento. Geralmente, esta é uma falha simples de arrumar, mas que deve ser levado a sério para que não provoque problemas maiores.
Geralmente representada pela cor amarela no painel, este pode ser um problema um pouco mais complexo de ser solucionado quando comparado a um vazamento de óleo. Quando a luz acende, alguns dos indícios mais comuns são: a perda de potência, o não desenvolvimento do carro ou até mesmo a falta de partida do motor. Estes tipos de situações exigem especialistas para solucioná-los, pois necessitará a utilização de computadores para mapeamento do motor, e somente assim, chegar à solução para o ocorrido.
O ideal é que você procure um mecânico o quanto antes quando a luz de injeção acender no painel, pois, conforme mostramos, o veículo pode deixá-lo na mão a qualquer instante.
Caso o motor perca potência e a luz não tenha acendido, menos mal. Leve o veículo à oficina quando for possível e peça uma limpeza dos bicos injetores. No entanto, se o problema persistir, você provavelmente pode ter sido vítima de um problema comum em nosso país: a comercialização de combustível de má qualidade. Diante disso, o motorista pode optar também por um monitoramento mais profundo do quadro com a utilização de computadores e scanners — isso permitirá a detecção da raiz do problema.
Na maioria das vezes, este é um sinal de desgaste do motor, vazamento ou alto consumo de óleo. Em alguns casos, pode ser seguido de perda de potência e, principalmente, ao aparecimento de ruídos. Nestas situações, deve-se procurar uma oficina de confiança para estudar melhor o caso. Por ser mais comum em veículos muito rodados, a forma mais comum de resolver estes tipos de problemas é fazer uma retífica do motor. O procedimento é um pouco caro, mas permite que ele retorne praticamente às condições de fábrica.
Tenha em mente que você deve conhecer o seu carro, ficar atento aos detalhes e, principalmente, ao aparecimento de qualquer anormalidade. Ficar ligado nas datas de trocas de óleo e levar o veículo às revisões periódicas são cuidados que ajudarão a evitar uma série de problemas e desgastes do motor do carro.